Nesta terça-feira (17/5) inicia-se, em Brasília – Distrito Federal, a 11ª edição da AgroBrasília. O evento segue até o próximo dia 21 de maio e, durante os cinco dias em que estiver aberto ao público, permitirá que produtores, empresas, pesquisadores, estudantes e profissionais do agro, possam encontrar em um só lugar os melhores produtos, serviços e tecnologias, em setores como o de máquinas, implementos agrícolas, insumos, veículos, biotecnologia, genética animal, genética vegetal e agricultura familiar. A feira conta também a participação de instituições de ensino voltadas para a formação, pesquisa e extensão rural.
É preciso ressaltar que os visitantes da AgroBrasília irão encontrar uma intensa programação técnica, com uma enormidade de palestras, fóruns, painéis, que visam abordar temáticas atuais e relevantes para o agronegócio, como por exemplo a crise dos fertilizantes, uso de bioinsumos, controle biológico, solo e sustentabilidade, plantio de uva e produção de vinhos na região do Cerrado brasileiro, fruticultura, pecuária, mulheres no agro, entre outros.
Hospedagem: Dica: 10 hotéis na capital federal para se hospedar durante a AgroBrasília
O evento é organizado e idealizado pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), com o apoio da Seagri-DF, da Emater-DF e da Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF). O objetivo principal da feira é levar para dentro das propriedades rurais as tecnologias, os sistemas e os processos mais modernos existentes no mercado.
Com grande relevância para o setor, a AgroBrasília abrange a região Centro-Oeste, Minas Gerais e alguns outros estados aso longo do território nacional, além de possuir reconhecimento internacional. Pode-se dizer que o evento é, sem sombra de dúvidas, desenvolvido para impulsionar e desenvolver as atividades agropecuárias da região, além de ser um meio de facilitar o acesso de produtores rurais, de todos os portes, junto as inovações e aos conhecimentos técnicos da área.
Reconhecimento internacional: AgroBrasília: por que a feira possui reconhecimento internacional? entenda
Soluções técnicas voltadas para a agricultura
Neste ano de 2022, que é marcado pelo retorno presencial das atividades da AgroBrasília, os organizadores e desenvolveres do evento anunciaram uma novidade. Trata-se do primeiro desafio de soluções tecnológicas, que tem como abordagem central o tema relacionado ao controle biológico de pragas e doenças em lavouras.
Denominado como InovaAgroBrasília, o concurso visa eleger e premiar o melhor projeto, que pode ser um produto, um processo ou um serviço. Sete startups e equipes foram classificadas para participar da etapa final, que acontecerá de forma virtual, no dia 21 de maio, das 8h30 às 12h. A transmissão da última etapa do concurso será feita pela plataforma.
Evento: AgroBrasília 2022: saiba tudo sobre a feira de tecnologia e negócio do agro
As empresas que concorrem ao prêmio são: Avant Monitoramento com Drones (Monitoramento de Lavouras com Drones – M.L.D.); Biotecland (Primafert, insumo agrícola a base de microalgas); BSafe (biopesticidas baseados em RNA); Life Biological Control (primeira franquia do agro com pacote de manejo 100% biológico para controle de pragas agrícolas); MicroSoil Br (biocontrole de fungos fitopatogênicos); Moara Bioestimulantes Agroambientais (Biopro Solo, bactérias solubilizadoras de fósforo e indutoras de resistência à seca para manejo de culturas agrícolas), e Sardrones (controle biológico com utilização de drones).