O faturamento da indústria de transformação registrou um aumento de 5,6% em 2024.
Conforme a pesquisa Indicadores Industriais, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), apesar de uma queda de 1,3% entre novembro e dezembro, o setor registrou o maior crescimento anual desde 2010.
Faturamento da indústria

A pesquisa destacou que o aumento é devido a demanda por produtos industrializados a fatores como a redução do desemprego, o incremento dos gastos públicos e a ampliação do crédito disponível.
Sendo assim, a entidade alega que a interação desses elementos garantiu o aquecimento tanto do consumo quanto dos investimentos, refletindo no crescimento do faturamento.
O total de horas trabalhadas no setor aumentou 4,2% em 2024, comparado ao ano anterior. No entanto, em dezembro, houve uma queda de 1,3%, indicando uma desaceleração no final do ano.
A utilização da capacidade instalada (UCI) também registrou uma diminuição de 0,8 ponto percentual em dezembro, fechando 2024 em 78,2%, levando em conta a série livre de efeitos sazonais (sem variações típicas de determinadas épocas do ano).
Bom desempenho da indústria

Os dados ainda apontam que o bom desempenho da indústria também teve reflexos no mercado de trabalho. O número de postos de trabalho no setor cresceu 2,2% no ano passado. Além disso, a massa salarial aumentou 3%, enquanto o rendimento médio dos trabalhadores da indústria subiu 0,8%.
Porém, em dezembro, os resultados foram menos favoráveis. O número de empregos permaneceu estável, mas tanto a massa salarial quanto o rendimento médio dos trabalhadores sofreram uma retração de 0,5% no mês.
Realizada desde 1992 em parceria com as federações estaduais da Indústria, a pesquisa monitora mensalmente as mudanças de curto prazo na atividade da indústria de transformação, abrangendo estados que representam mais de 90% do produto industrial do Brasil.