As exportações do agro goiano registraram crescimento expressivo em 2022. O setor faturou US$ 11,7 bilhões em vendas externas, aumento de 62,8% na comparação com 2021. O volume embarcado também evoluiu, sendo 43,6% maior, atingindo 18 milhões de toneladas.
Os números foram divulgados na última semana pelo governo federal, pela plataforma de Estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro (Agrostat) e do Observatório da Agropecuária Brasileira.
O faturamento do agro goiano com as exportações mais que dobrou em quatro anos, passando de US$ 5,4 bilhões em 2019 para US$ 11,7 bilhões em 2022, salto de 115,6%.
O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Tiago Mendonça, afirma que em Goiás nos últimos anos, o setor dialoga, busca soluções para os problemas em conjunto e que isso trouxe investimentos em infraestrutura, crédito, assistência técnica, regulação e outros, que fazem a diferença para quem está no campo.
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Exportações de produtos agro
Em 2022, o complexo soja (grão, óleo e farelo) foi o produto mais comercializado por Goiás a outros países, respondendo por 66% de todo o faturamento do setor nas vendas externas, chegando a US$ 7,7 bilhões de receita.
As carnes vieram em segundo lugar, com US$ 2 bilhões. Cereais, farinhas e preparações na terceira posição, com US$ 947,8 milhões. O complexo sucroalcooleiro ocupou a quarta colocação, com US$ 387,3 milhões.
Os 10 produtos com maiores arrecadações foram: fibras e produtos têxteis (US$ 235,9 milhões); couros, produtos de couro e peleteria (US$ 180,7 milhões); demais produtos de origem animal (US$ 124,5 milhões); café (US$ 53,1 milhões); produtos oleaginosos (US$ 33,9 milhões) e demais produtos de origem vegetal (US$ 25,6 milhões).
Destinos
O principal cliente do agronegócio goiano é a China, com US$ 6,2 bilhões em compras. Na sequência vem o Irã, com US$ 420,5 milhões, seguido pela Indonésia, Tailândia, Japão, Coreia do Sul, Vietnã, Índia, Países Baixos (Holanda) e Bangladesh.
Importações
Em 2022, Goiás importou de outros países R$ 142,2 milhões, na compra de cereais, farinhas e preparações, principalmente malte e farinha de trigo; produtos oleaginosos, destaque para óleo de dendê ou palma; lácteos, mais leite em pó; demais produtos de origem vegetal e produtos florestais.
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