A pesquisa “Desafios à Internacionalização do Agro Brasileiro” vai mapear os principais desafios que impedem ou dificultam o acesso do produtor rural ao mercado internacional.
O estudo é uma iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Agroconsult.
Pesquisa sobre o mercado internacional
O objetivo da iniciativa é levantar informações e identificar gargalos do comércio internacional, para programa políticas públicas que beneficiem o produtor, garantindo melhores condições de acesso às cadeias globais de valor.
As respostas serão consolidadas e farão parte de um estudo para mostrar os principais desafios para a internacionalização do agro.
Para o assessor de Relações Internacionais da Confederação, Pedro Rodrigues, muitas vezes o produtor rural brasileiro deixa de colher os benefícios do comércio internacional por problemas de caráter regional e nacional.
“Com a pesquisa, a CNA busca informações para subsidiar ações realmente efetivas na facilitação do processo de exportação com o objetivo de proporcionar ao produtor maiores facilidades para acessar novos mercados”, explica.
Por meio da consulta aos produtores será possível ter uma noção mais clara dos desafios enfrentados pelo setor, permitindo estabelecer prioridades e assegurando assertividade ao Sistema CNA/Senar na defesa dos interesses do produtor.
Como participar?
O questionário da pesquisa está disponível para pequenos, médios e grandes produtores, de diferentes atividades agropecuárias até o dia 20 de agosto, através do formulário https://cnabrasil.org.br/paginas-especiais/pesquisa-desafios-a-internacionalizacao-do-agro-brasileiro.