O Brasil abriu novo mercado de exportação de produtos de carne de aves para Vanuatu, país da Oceania, que aprovou o certificado internacional para cárneos termoprocessados de aves, ou seja, alimentos cozidos.
Em agosto deste ano, o país já havia aberto o mercado para as carnes de aves brasileiras. Agora, produtos submetidos a tratamento térmico como frango cozido, frango desfiado, frango em cubos e frango em tiras, também poderão ser exportados, agregando mais valor à agroindústria nacional.

Exportações produtos de carnes de aves do Brasil
Só em 2023, as exportações totais do Brasil para Vanuatu somaram US$ 182,604 mil, segundo o Ministério do Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Nos cálculos da Estatística do Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro (AgroStat), em 2022, o país importou US$ 69,7 mil em produtos do agronegócio brasileiro.
Os estabelecimentos brasileiros que trabalham com esses tipos de produtos já podem verificar condições de habilitação para exportação.
Vanuatu é um arquipélago de ilhas, no Sul do Oceano Pacífico, com pouca mais de 300 mil habitantes, que fica cerca de 14 mil quilômetros de distância do Brasil.

Novos mercados de produtos do agronegócio
O Brasil conquistou 53 novos mercados para exportações de produtos agropecuários, em todos os continentes do mundo em 2023, segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
A participação do setor no total das exportações do país chegou a passar da metade em 2023, com destaque para grãos, carnes, celulose, açúcar. O Brasil deve bater recordes de comercialização externa de produtos agro em 2023, com expectativa de ser o melhor ano da história.
- Seca x Soja: Veja como reduzir os impactos na safra da cultura