Há mais de uma década, o Dia Mundial do Frango é celebrado em todo o mundo, por todos os países membros do International Poultry Council (IPC), principal organização da indústria avícola internacional.
A data, celebrada nesta quarta-feira (10/5), foi criada com o objetivo de promover e destacar a cadeia produtiva do setor, conscientizando sobre a importância do frango como fonte de proteína na alimentação global e dos desafios enfrentados pela indústria avícola.
No dia mundial do frango, conheça a importância do Brasil na alimentação do mundo
E o Brasil tem um papel fundamental quando se fala em alimentar o mundo. De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), as exportações brasileiras de carne de frango devem superar, pela primeira vez, 5 milhões de toneladas em 2023.
Com isso, o Brasil segue na liderança como maior exportador da proteína avícola do mundo. Apenas no ano passado, foram embarcadas 4,822 milhões de toneladas, o que representa uma alta de 4,6% frente à 2021, quando registrou 4,609 milhões de toneladas.
A receita em dólares de exportação atingiu US$ 9,762 bilhões, outro recorde, com alta de 27,4% em relação aos US$ 7,663 bilhões de 2021.

Segundo o presidente da ABPA, Ricardo Santin, vários fatores têm contribuído para os recordes nas exportações de carne de frango nos últimos anos.
“A reconfiguração do mercado internacional de proteína animal, marcado pelos efeitos do conflito no Leste Europeu, do aumento dos custos de produção na União Europeia e do quadro sanitário da avicultura nos cinco continentes, está entre os fatores determinantes para os recordes registrados”, disse.
Embora a carne de frango seja o sétimo produto mais exportado pelo Brasil, mais de 67,8% da produção é destinada ao consumo interno.
A ABPA destaca também que, em 2021, o Brasil assumiu o posto de segundo maior produtor de frango do mundo, o que reforça a importância do setor para a segurança alimentar tanto no país quanto no mundo.
Empregos no setor

A avicultura é um importante gerador de emprego e renda para o Brasil. De acordo com a ABPA, a produção de carne de frango movimenta uma grande cadeia econômica, envolvendo cerca de 4 milhões de empregos diretos e indiretos.
São aproximadamente 500 mil pessoas trabalhando nas agroindústrias e 100 mil famílias envolvidas na produção nas granjas, o que demonstra a relevância desse setor para a economia brasileira.
Principais destinos
A China é o principal destino das exportações brasileiras, e só nos primeiros quatro meses deste ano importou 262,8 mil toneladas de carne de frango, o que representa um aumento de 33,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Outros principais destinos da carne de frango brasileira, no quadrimestre, foram o Japão, África do Sul, Arábia Saudita, União Europeia, Filipinas e México.