A Câmara dos Deputados lançou nesta terça-feira (29), Frente Parlamentar da Conectividade Rural, no Salão Nobre, em Brasília-DF.
A Frente foi criada a partir de uma proposição do deputado federal Murillo Gouvea (União-RJ), que vai presidir e pretende contribuir com a valorização do agro brasileiro por meio de soluções que ampliem a conectividade no campo.
Frente Parlamentar da Conectividade Rural
A Frente Parlamentar da Conectividade Rural busca contribuir para a solução dos problemas comuns a zona rural de todos os municípios brasileiros, valorizar o agronegócio e os pequenos produtores, para ampliar a conectividade no campo do país, inclusive nas escolas.
“Essa frente parlamentar ela foi criada para tirar a conectividade rural do papel. Onde tem conectividade tem segurança, tem emprego, tem a indústria querendo ir. Já temos vários planos de trabalho. Abordamos a necessidade de investimento em infraestrutura na área rural sob diferentes perspectivas. Estamos apenas começando o trabalho em prol do campo”, afirma o presidente da Frente Murillo Gouvea (União-RJ).
“Faz com que a gente tenha esse acesso à informação, à tecnologia para estar desenvolvendo o dia a dia e podendo ser um dos maiores produtores de alimentos do mundo”, explica o deputado federal Geraldo Mendes (União-PR), vice-presidente da Frente.
Conectividade no campo
Segundo dados do último Censo Agropecuário (2017), mais de 70% das propriedades rurais no Brasil não têm conexão com a internet. Outro ponto de trabalho da Frente a implantação da conexão 5G, que pode mudar esse cenário até 2029, debatendo o assunto e propondo soluções de curto, médio e longo prazos.
“Minha família e eu somos do campo, e sabemos as dificuldades que o produtor rural enfrenta, que a agricultáveis familiar enfrenta, além dos problemas estruturais nas escolas e demais áreas da vida da população. Nosso trabalho será incansável e já temos o apoio de deputados, senadores, e também do Ministério do Turismo, com projetos de fomento da pauta na área rural”, afirmou Murillo.
Ainda de acordo com assessoria do deputado, as próximas ações serão divulgadas pela Frente em breve, em um comunicado de atividades a ser elaborado pelo gabinete.
Setor produtivo
A diretora executiva do Instituto CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Monika Bergamaschi, e o diretor executivo adjunto, Matheus Ferreira, participaram do lançamento da Frente.
“Vemos com bons olhos essa iniciativa do Congresso Nacional. A criação da frente parlamentar reforça a importância e relevância do tema. Esperamos que ela possa ajudar a solucionar a grande carência de uma internet de qualidade no campo”, afirmou Matheus Ferreira.