O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), determinou nesta quarta-feira (26/4) a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar o Movimento Sem-Terra (CPI do MST).
Na ocasião, outras duas CPIs foram criadas: uma para investigar fraudes nas Americanas e outra para apurar a manipulação de resultados de partidas de futebol.
CPI do MST
▪️ O motivo da abertura do inquérito são as recentes invasões de terras, pelo movimento, que tem ocorrido em todo o país.
▪️ De acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), de janeiro até abril deste ano, foram contabilizadas 33 invasões em propriedades rurais. A quantidade ultrapassa o número total de ocorrências registradas em cada um dos últimos cinco anos.
▪️ As últimas invasões deste ano aconteceram no dia 23 de abril, onde o MST ocupou três fazendas na Bahia. Contudo, a maioria já foi desmobilizada após negociações com o governo federal.
▪️ A invasão que causou maior tensão dentro do governo foi a entrada do MST em uma área de estudos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Petrolina (PE), no dia 16 de abril. No entanto, a invasão foi encerrada no último sábado (22).
▪️ No movimento chamado ‘Abril Vermelho’, o MST reivindica terras para cerca de 100 mil famílias que vivem em acampamentos provisórios no país.