Uma cultivar de milho híbrido transgênico possui tolerância a lagartas e resistência ao herbicida glifosato. A tecnologia foi desenvolvida pela Embrapa em parceria com a Semeali Sementes.
Chamado de XB 3042 VTPRO2, o novo milho tem grande capacidade de adaptação aos diversos níveis de tecnologia e práticas de manejo, que possibilita o uso da cultivar em diferentes regiões do Brasil.
Cultivar de milho híbrido
A cultivar possui características que permite a redução do ataque de lagartas, facilitando o controle de insetos-praga que prejudicam bastante as lavouras de milho. Com isso, os agricultores vão diminuir o uso de inseticidas, custos de produção e ainda gerar menos impactos ambientais.
O material também apresenta resistência ao glifosato, um herbicida bem utilizado na agricultura para o controle de plantas daninhas, sem prejudicar o cultivo do milho, o que facilita o manejo e aumenta a eficiência na produção.
Além das suas vantagens contra doenças, a cultivar apresenta elevado rendimento de grãos, ciclo precoce, boa sanidade foliar e de espigas. As plantas saudáveis e livres de doenças têm maior potencial produtivo e são mais resistentes a estresses ambientais, garantindo uma maior estabilidade na produção.
Características que impulsiona o cultivo em duas safras por ano, conhecidas como primeira safra e safrinha, sendo recomentado para todo o Brasil, inclusive para produção de silagem.
- Sustentabilidade: Biodefensivos são eficientes no controle da cigarrinha do milho
Características agronômicas do XB 3042 VTPRO2:
- Regiões recomendadas: Brasil
- Altura de plantas: 238 cm
- Altura da espiga: 127 cm
- “Stand” final: 55.000 plantas/ha
- Comprimento médio de espigas: 19 cm
- Diâmetro médio das espigas: 4,9 cm
- Número de fileira de grãos: 16
- Textura do grão: semidentada
- Coloração dos grãos: amarela/alaranjada
- Grau de empalhamento: alto
- Peso de mil sementes: 280 g
- Peso hectolítrico: 790 g/l
- Acamamento: alta resistência
- Quebramento: alta resistência
Reação a doenças
- Mancha foliar de Helminthosporium: moderadamente suscetível
- Mancha-branca: moderadamente resistente
- Complexos dos enfezamentos: moderadamente suscetível
- Diplodia maydis: moderadamente resistente
- Ferrugem branca: resistente
- Cercospora: resistente
- Antracnose foliar: moderadamente suscetível
Lançamento
A cultivar do milho híbrido XB 3042 VTPRO2 foi lançada no dia 1º de agosto de 2023, na feira Semiárido Show, evento agropecuário que vai até 4 de agosto de 2023, em Petrolina, (PE). As sementes estarão disponíveis no mercado na safra 2023/2024 e na safrinha 2024.