A cidade de Lagoa da Confusão, no Tocantins, se prepara para receber a 1ª Feira Agrotecnológica do Vale do Araguaia (AgroVale 2023). O evento acontece entre os dias 15 e 16 de setembro e deve receber mais de 7 mil pessoas.
O evento promete ser um marco no cenário agroindustrial, destacando o potencial do Vale do Araguaia. Nesta primeira edição, o tema é ‘Sustentabilidade Hídrica’.
O evento é uma realização do Sindicato Rural de Lagoa da Confusão, em parceria com a FAET/SENAR, Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagro), Prefeitura de Lagoa da Confusão.
AgroVale 2023
A 1ª AgroVale deve reunir agricultores, pecuaristas, produtores rurais, empresários e especialistas de players do agronegócio para discutir e apresentar as últimas novidades e tecnologias do campo, sendo uma oportunidade única para atualização de tendências e inovações do setor.
A feira também é uma vitrine de negócios para as empresas do ramo agropecuário, que expõem desde máquinas e equipamentos e até insumos agrícolas. Além da exposição, o evento contará com uma programação de palestras e minicursos ministrados por vários especialistas.
Segundo o presidente do sistema FAET/Senar, Paulo Carneiro, o evento será um espaço para discussões e aprendizados.
“Será uma oportunidade para que o nosso produtor possa adquirir mais conhecimento, conhecer as tecnologias de ponta que impulsionam o setor e firmar parcerias e negócios em uma região que é tão próspera como o Vale do Araguaia”, afirmou.
O presidente do Sindicato Rural de Lagoa da Confusão, Vanderlei Silva, ressalta que, além das discussões sobre sustentabilidade hídrica, o lema da AgroVale deste ano, “Plantando a Mudança para Colher Transformação,” reflete a visão do evento. Segundo ele, a estimativa de negócios não só impulsiona a economia de Lagoa da Confusão, mas também deixa uma marca positiva em toda a região.
Além do ramo agropecuário, a feira movimenta outros setores da economia local, como hotéis, restaurantes e comércio em geral, atraindo grande números de visitantes, gerando empregos e renda.
Os participantes também poderão desfrutar de shows com atrações locais, com cantores como Nego Chandon e Guilherme Silva, que prometem agitar a noite de sexta-feira (15) com suas apresentações musicais.
- Dia do agrônomo: Conheça a importância da profissão e os desafios do mercado
Comissões de sementes
Durante a Agrovale, também será realizado o 2º Encontro das Comissões de Sementes de Mudas das Regiões Norte e Nordeste, com o tema central sendo “sustentabilidade na produção de sementes”.
O evento é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seago) e a Comissão de Sementes do Tocantins e está agendado para os dias 14, 15 e 16 de setembro. O local escolhido para sediar o encontro é o auditório da feira Alemão Zanfra, dentro do pavilhão institucional da própria feira.
A programação do encontro inclui uma série de palestras abordando diversos tópicos relevantes, como o cenário da produção de sementes em áreas alagadiças, as tendências de mercado para a comercialização de grãos na safra 2023/2024, o papel da agricultura irrigada, a análise da defesa agropecuária na produção de sementes de soja nas áreas alagadas do Tocantins, as oportunidades do cultivo de gergelim como alternativa para a safrinha, a produção irrigada em Lagoa da Confusão, os avanços no melhoramento do arroz irrigado no Tocantins, e tecnologias aplicadas à produção de arroz, entre outros temas relevantes.