Nesta terça-feira (18/4), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) aprovou um o novo Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade (RTIQ) para a produção de presunto cozido, presunto cozido superior, presunto cozido tenro e presunto cozido de aves.
O objetivo das novas regras é conferir uma identidade aos produtos, garantir a segurança e inocuidade, bem como padronizar entendimentos e atender às demandas do setor produtivo.
Veja o que muda na produção de presunto
– Dentre as melhorias, está a definição do limite máximo de colágeno presente em relação à proteína total do produto final, que foi estabelecido em 25%.
– No caso do presunto cozido de aves, a quantidade de colágeno em relação à proteína total deve ser de no máximo 10%.
– Além disso, as regras de moagem da matéria-prima cárnea foram estabelecidas em até 10% para o presunto cozido e 5% para o presunto cozido tenro durante a fabricação.
– Já para o presunto cozido superior, não é permitida a moagem da matéria-prima, com o intuito de manter a identidade do produto tradicional.
– Outra mudança é no mínimo de proteína, que passou de 14% para 16%, e relação umidade/proteína, que era de 5,35 e agora foi estabelecida em 4,8 para o presunto cozido.
– Para o presunto cozido superior e o presunto cozido tenro, os parâmetros físico-químicos não foram alterados.
- Invasões de terra: governo pede ao MST desocupação de áreas
– Com relação ao presunto cozido de aves, foram definidos novos parâmetros físico-químicos, incluindo proteína mínima de 14%, carboidratos máximos de 2% e relação umidade/proteína máxima de 5,2.
Novas regras entram em vigor a partir de 2 de maio
– As novas regras estabelecidas pelo Mapa entrarão em vigor a partir de 2 de maio.
– Os estabelecimentos registrados terão um prazo de um ano para se adequarem às condições previstas na portaria.
– Esse período de adequação visa dar tempo para que as empresas façam as mudanças necessárias e se adequem às novas normas.
- Tubarão de água doce: Pescador goiano quebra recorde mundial ao capturar pirarara de mais de 70 kg
– É importante destacar que os presuntos cozido, cozido superior e cozido tenro são obtidos exclusivamente de cortes íntegros de pernil suíno.
– Já o presunto cozido de aves é obtido de carnes do membro posterior de aves desossadas, moídas ou não.
Leia também: