A solenidade de posse da nova diretoria da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) do Congresso Nacional, aconteceu na noite desta terça-feira (7/3), em Brasília (DF), duas deputadas goianas integraram a bancada. Marussa Boldrin, deputada federal pelo MDB-GO, tomou posse como vice-presidente no Centro-Oeste. Já Silvye Alves, deputada federal pelo União-GO, assume a diretoria de comunicação da FPA.
Perfil das Deputadas
Marussa Boldrin, tem 32 anos, é natural de Rio Verde, município do sudoeste goiano, sendo a deputada federal mais jovem eleita em Goiás. É engenheira agrônoma e mestre em Ciências Agrárias e Agronomia. “Tenho a missão, junto com o governador [Ronaldo Caiado] e com os de nossa região, de fomentar ainda mais a agricultura brasileira”, afirmou em seu discurso de posse.
Silvye Alves, tem 42 anos, nasceu em Goiânia. É jornalista e apresentadora de TV. Seu primeiro cargo político foi na eleição atual, se tornando a deputada federal mais votada de Goiás com quase 255 mil votos. Ela defendeu a humanização do agro. “Quando se fala no agronegócio, pensa-se apenas em pessoas poderosas. Se a gente conseguir desmistificar isso, as pessoas vão começar a compreender a importância do setor no Brasil”, declarou.
Presidente da Frente Parlamentar Agropecuária
Na solenidade, Pedro Lupion, deputado federal (PP-PR), foi empossado como presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) durante o biênio 2023/2024. O parlamentar afirmou em seu discurso que pretende construir pontes com o governo federal e acompanhar a política de desenvolvimento da agropecuária.
“Temos que cuidar dos produtores rurais, fazer com que sejam cada vez mais respeitados no país. Nossa missão na FPA é evitar retrocessos no agro, defender os interesses do produtor, ajudando o nosso país a se desenvolver”, argumentou.
Lupion é produtor rural e empresário ligado ao cooperativismo, sendo deputado federal desde 2019, quando passou a integrar a FPA. Já foi coordenador de política agrícola, coordenador institucional e coordenador político da bancada na Câmara.
É filho do ex-deputado federal Abelardo Lupion, ex-presidente da FPA, e bisneto do ex-governador do Paraná Moysés Lupion.
- Invasões de Terra: Frente Parlamentar Agropecuária repudia invasões de terra pelo MST
A Frente Parlamentar da Agropecuária
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) é considerada um dos grupos políticos mais atuantes dentro do Congresso Nacional, composto por 342 deputados e senadores, que trabalham para estimular políticas públicas de desenvolvimento do setor agropecuário.
A entidade busca priorizar a modernização da legislação trabalhista, fundiária e tributária, além de temas que garantam a segurança jurídica necessária à competitividade do agronegócio.